ATENCAO LINGUAGEM E PENSAMENTO
Processos Psicológicos básicos
Psicologia Geral - Professora Maria Amélia
Psicologia 2015/01
UFSJ
Luiz Fernando Silva e Silva
!1
Atenção, Linguagem e Pensamento
Processos Psicológicos Básicos
Atenção, linguagem e pensamento são alguns processos psicológicos básicos, nomenclatura dada na psicologia para uma grande variedade de funções que nos permitem entender a dinâmica da mente. Os processos básicos geralmente estão associados a vários outros, eles interagem e podem ser dependentes de várias outras funções, essas faculdades são em sua maioria inatas, ou seja, já presentes em nosso ser desde a nascença, e podem ser adquiridas, modificadas e desenvolvidas junto as relações do indivíduo, de experiência e vivencia com o meio.
Estes processos estão suscetíveis a transtornos e doenças que podem prejudicar e dependendo do grau, debilitar a vida de seu portador, abaixo segue uma apresentação das principais funções, características, exemplos práticos de sua atuação e alguns males que podem afetar essas funções.
Atenção
A atenção pode ser definida como um filtro psicológico. Um mecanismo secundário de consciência que define quais estímulos necessitam de uma resposta imediata seja de ação ou de foco, esses estímulos podem ser externos, como por exemplo um barulho alto ou gotas de chuva, ou internos, ou seja, orgânicos, como a vontade de urinar ou o incomodo causado por uma sudorese.
Nós recebemos um grande numero de estímulos durante toda a vida e em diferentes ações do nosso dia a dia, porém escolhemos quais são os estímulos mais importantes e ignoramos os outros, pelo menos em nível de consciência.
O ser humano é capaz de realizar diversas atividades simultaneamente, mas poucos são entendidos racionalmente
Em uma sala de aula a atenção dos alunos deve estar durante uma ação, se destacam, e são direcionada para o professor e para o conteúdo lecionado, excluindo outros estímulos como o som de fora da sala. absorvidos seja como