Ate paleocristã
Estritamente falando, o paleocristã ou "primitivo cristão" é exatamente um estilo, mas se refere a qualquer obra de arte produzida pelos ou para os cristãos no período antes da separação da Igreja Ortodoxa - aproximadamente os primeiros cinco séculos de nossa era. “Por outro lado, "arte bizantina" designa não apenas a arte do Império Romano do Oriente, mas também um estilo com características específicas.” (1*)
O cristianismo, base para as duas artes em questão, era cultivado em um grupo minoritário e perseguido, além de ser uma religião exclusiva de uma classe baixa durante o século I e por essas razoes não tinham condições de desenvolver a sua arte. Graças às perseguições esse pequenos grupos se reuniam em catacumbas, cemitérios subterrâneos em Roma, e faziam pinturas simbólicas nas paredes. Por exemplo, Jesus Cristo poderia estar simbolizado por um círculo ou por um peixe, pois a palavra peixe, em grego ichtus, forma as iniciais da frase: "Jesus Cristo de Deus Filho Salvador” (2). Outra forma de simboliza-lo é o desenho do pastor com ovelhas "Jesus Cristo é o Bom Pastor" e também, o cordeiro "Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus" (2), assim como historias da bíblia, o objeto do trabalho.
“O Pão Eucarístico e o Peixe” Catacumbas de São Calixto Roma 32x30 cm cerca de século D.C http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-paleocrista/arte-paleocrista-5.php “Cristo com Barba” Pintura mural Catacumbas de Commodilla Século http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-paleocrista/arte-paleocrista-5.php
Com a conversão do imperador Constantino, o cristianismo foi ganhando liberdade e expansão, mas foi em 391, no governo do imperador Teodósio, que o cristianismo foi oficializado como religião do império. A partir daí começa a arte bizantina, que recebeu esse nome por que a capital do Império Romano era Bizâncio.
Esse estilo possuía certa exuberância e riqueza nos detalhes dos templos que foram surgindo para atender as