Apresentação historia da arte
A) TEMA: Arte paleocristã. Arte do cristianismo primitivo. Arte das catacumbas. Época patrística e pós-apostólica. Antiguidades Cristãs. Cristianismo na Idade Antiga.
B) OBJETIVOS: Entender a arte cristã primitiva primeiro a partir de suas “ideias” e depois através da análise de suas “formas”. Compreender que a estética cristã vai anulando aos poucos a manifestação dos instintos humanos ligados ao sexo e à violência.
C) RESUMO: • Arte cristã primitiva, marginalizada e perseguida; • Arte simbólica, simples e deformada; • Influência oriental bizantina, • Arte pós-apostólica e pré-medieval.
D) IMAGENS:
[pic] [pic] [pic]
[pic] [pic] [pic]
E) TEXTO: Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) começaram a criar uma arte simples e simbólica executada por pessoas que não eram grandes artistas.Surge a arte cristã primitiva. Os romanos testemunharam o nascimento de Jesus Cristo, o qual marcou uma nova era e uma nova filosofia.Com o surgimento de um "novo reino" espiritual, o poder romano viu-se extremamente abalado e teve início um período de perseguição não só a Jesus, mas também a todos aqueles que aceitaram sua condição de profeta e acreditaram nos seus princípios. Esta perseguição marcou a primeira fase da arte paleocristã: a fase catacumbária, que recebe este nome devido às catacumbas, cemitérios subterrâneos em Roma, onde os primeiros cristãos secretamente celebravam seus cultos.Nesses locais, a pintura é simbólica. O símbolo do peixe, muito utilizado, traduzia parte das origens cristãs: [pic] Jesus Cristo poderia estar simbolizado por um círculo ou por um peixe, pois a palavra peixe, em grego ichtus, forma as iniciais da frase: