FICHAMENTO
SIMONE MENDONÇA GOMES
RA 6102824
FICHAMENTO DO LIVRO
CONTAR HISTÓRIAS – UMA ARTE SEM IDADE
BETTY COELHO
UBERLÂNDIA / MG
2014
COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. 10. Ed. São Paulo: Ática, 1999.
Resumo e Citações:
*Na apresentação do livro, Betty Coelho conta um pouco sobre a trajetória de sua carreira como contadora de histórias, destacando o ato de contar histórias como sendo uma arte.
“Em louvor a esta arte, é meu intuito reativar o interesse por sua importância, reavivando-a na lembrança dos que me escutam.” (p. 8)
“Então passei a registrar os comentários, guardar os desenhos e as diversas manifestações de expressão relacionadas às histórias, comparando, analisando, fazendo descoberta, em vasto material de estudos.” (p. 9)
“Há professoras que pensam que não têm jeito para contar uma história. Se experimentarem descobrirão qualidades novas em si mesmas .... Apenas recomendo que não transformem numa exigência utilitária o prazer que a história dá.” (p.12)
*No Capítulo 1, a autora fala sobre a escolha da história, destacando a necessidade do narrador elaborar um roteiro; a importância da adaptação da linguagem escrita durante a narração da história; os fatores para a escolha da história (o ponto de vista literário, o interesse do ouvinte, a faixa etária, condições socioeconômicas); o destaque para os principais interesses das crianças, conforme a faixa etária; a descrição das fases pré-mágica, mágica e idade escolar.
“... sendo fundamental a elaboração de um plano, um roteiro, no sentido de organizar o desempenho do narrador .... O primeiro passo consiste em escolher o que contar.” (p.13) “A linguagem escrita, por mais simples e acessível, ainda requer a adaptação verbal que facilite sua compreensão e a torne mais dinâmica, mais comunicativa.” (p.13) “Dentre os vários indicadores que nos orientam na seleção da história destaca-se o conhecimento dos interesses predominantes em cada faixa etária.”