Atas
Olá, queridos irmãos internautas!
Conforme combinado no jornal O Batista Sul-mato-grossense, aí vai o restante da matéria a respeito da elaboração de atas!
Grande abraço e um abençoado ano de trabalho em 2011!
Digitação de atas
As atas digitadas devem observar as seguintes normas técnicas:
A) Formatação do texto da ata
1. Deve ser utilizada uma das seguintes fontes: “ARIAL”, “COURIER NEW”, “TAHOMA”, devendo ser 12 o tamanho padrão. A fonte escolhida deverá ser usada em todas as atas que compuserem o livro. Recomenda-se que se utilize a “COURIER NEW”, pois ela ocupa todos os espaços da página igualmente, facilitando o alinhamento.
2. O espaçamento entre linhas deve ser 1,5 para permitir maior clareza do texto e tornar sua leitura mais fácil.
3. Todo o corpo de uma ata deve constituir um só parágrafo.
4. Transcrições extensas e especiais tais como: estatuto, regimento, etc, devem ser impressas com caracteres do tipo itálico no corpo de atas.
5. Todo o título de ata deve ser feito em negrito e de tamanho igual a 14 pt.
6. Todos os tópicos ou divisões de uma ata devem ser realçados com a fonte em negrito.
7. Toda ata deve começar em uma folha nova e para isso deve-se usar o recurso de inserir quebra de páginas, presentes nos programas processadores de textos. O uso do traço diagonal para os espaços de linha deixados em branco numa folha é obrigatório, como no processo do tradicional livro.
B) Termo de Abertura / Encerramento
1. Deve ser incluído o termo de abertura, da seguinte forma:
“Contém este livro [número de páginas por extenso] páginas numeradas de 01 a [número de páginas] e destina-se à transcrição das atas das reuniões da Igreja Batista X, com sede à [endereço da sede conforme os estatutos], inscrito no CNPJ [número do CNPJ- Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas] do Ministério da Fazenda, cujos estatutos estão registrados sob número [número do registro] no [número do cartório] Cartório de Registro de Títulos e