Os nervos periféricos
Os nervos periféricos constituem-se nos 12 pares cranianos e nos 31 pares raquidianos ou periféricos, sendo subdivididos em 8 nervos cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 nervo coccígeo. Cada nervo periférico consiste em feixes paralelos de fibras nervosas podendo ser aferentes ou eferentes, mielinizados ou não, envolvidos por tecido conjuntivo. Essas camadas que podem ser observadas são denominadas de epineuro (mais externo), perineuro e endoneuro. Os 31 pares de nervos raquidianos emergem da medula espinhal passando pelo forame da coluna intervertebral da coluna vertebral. Cada nervo espinhal comunica-se com a medula através de duas raízes nervosas: anterior(motora) e posterior (sensorial). Os corpos celulares dessas fibras nervosas ficam no chamado gânglio da raiz posterior. Os ramos anteriores podem se entrecruzar formando plexos ou seguir diretamente para as regiões a que se destinam(metâmeros). Os Plexos são: Cervical, Braquial, Lombar e Sacral (ou ainda Plexo lombossacral).
Nervo Cervical
É formado pelos ramos anteriores dos 4 primeiros troncos nervosos cervicais: C1,C2.C3 e C4. Esses ramos são mistos e se reúnem para formar 3 alças. Dessas alças saem nervos sensitivos: transverso cervical (inerva a parte média do pescoço), supraclaviculares: lateral, intermédio e medial, auricular magno (inerva a pele em torno da orelha e sobre a parótida), occipital menor (inerva a parte superior da orelha e parte da nuca). Nervo frênico motor do diafragma.
Nervo Braquial
É formado pelos ramos anteriores dos 4 últimos troncos cervicais e pelo primeiro tronco torácico. Os três ramos posteriores dos troncos se reúnem para formar o fascículo posterior, os dois ramos anteriores superiores se unem para formar o fascículo lateral e o ramo anterior inferior permanece isolado e forma o fascículo medial. O fascículo posterior forma os nervos: axilar, radial e toracodorsal. O fascículo