astecas
O Império Asteca: Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades,que pagavam altos impostos para o imperador. O império começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos,ainda escravizavam os astecas,forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.
A Sociedade Asteca: A sociedade era hierarquizada(dividida em camadas bem definidas) e comandada por um imperador,chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses,artesões e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador,quando este os convocava para trabalhos em obras públicas(canais de irrigação,estradas,templos e pirâmides).
Modo de Vida: Os astecas desenvolveram suas habilidades para alcançarem boas condições no modo de vida. Da caça até a pesca,evoluíram-se com muitos de produção e comércio,como por exemplo,a construção de aquedutos para abastecer a população com a água. O aqueduto tinha dois canais de 1,5 metros de altura por 1 metro de largura. O povo asteca era tão inteligente que revezavam a utilização dos aquedutos. Enquanto limpavam um canal, o outro era utilizado para nunca interromper a distribuição de água. A água percorria cerca de 5 km de distância desde o continente até o centro da cidade. Ali, as águas caíam em fontes públicas que eram distribuídas. O imperador asteca utilizou diversos meios para que o aqueduto tivesse sucesso. Ele tinha sua própria banheira de onde podia ver os seus jardins. A higiene da cidade era responsabilidade de equipes de trabalhadores,estes também cuidavam da manutenção dos canais.
ELEVADOS: Os elevados eram utilizados para transportarem alimentos e matérias pesados de