trabalhos
Bárbara Bernardes
Resenha
Desenvolvimento e aprendizagem são assuntos, que dentro das teorias da psicologia, tem sido de muito debate e polêmica. Dando ênfase em dois estudiosos de um lado temos a proposta que o desenvolvimento promove aprendizagem; e com contra partida, propõe que a aprendizagem movimenta o desenvolvimento. Cada uma destas concepções relaciona-se o Construtivismo condizendo que o desenvolvimento é uma parte necessária á aprendizagem, enquanto para a Psicologia histórico-social o que impulsiona o desenvolvimento é a aprendizagem. Diante destas teorias demonstra-se e discute-se as divergências entre elas.
Observando-se a situação financeira social da URSS na primeira década do século XX, depara-se com uma sociedade que acaba de sofre uma revolução com consequência há um movimento de reconstrução e mudanças no país, entrando como protagonista o Socialismo. Na reformulações da psicologia e educação visavam a defesa da formação de um homem letrado e de consciência crítica. Nesta época Vigotski percebeu que quando o homem desenvolve-se por crises, busca auxílio a outros homens, logo, promovendo humanização.
Para a Psicologia Histórico-Cultural , discorda de Vigotski, mas na visão de outros autores soviéticos ( Leontiev, Vigotski e Luria) tem-se na concepção de que tudo que há de humano no homem provém do seu convívio com a cultura e sociedade. Citando-se a parte concreta, materialística do homem, eles retratam que o trabalho é responsável pela essência do psiquismo e conhecimento, sendo que a existência do homem não é dada pela natureza, mas sim é produzida e criada por ele mesmo.
É por meio do trabalho que o homem cria instrumentos matérias e formas psicológicas para facilitar, potencializar funções que de natureza própria o homem não tem, assim tendo um desenvolvimento e conhecimento de mundo de sua