Astecas
Janderson Machado Elias
Acadêmico do Curso de Sistema de Informação da UNIBAVE
Jose Henrique Mendes Salvador²
Acadêmico do Curso de Sistema de Informação da UNIBAVE
RESUMO
O presente artigo, ira levantar dados históricos sobre a civilização asteca.Eles foram um dos povos mais, evoluídos da mesoamericana, que teve seu auge nos séculos, XIV e XVI na America centra, mais especificamente no território mexicano.A pontos fundamentais sobre esta sociedade onde de destaca a religião que demandava inúmeros sacrifícios ao Deus deles; a tecnologia avançada e a vasta rede de comercio.
Palavras-chave: Religião. Tecnologia. Sacrifícios. Sociedade
1 Religião
Os astecas eram conhecidos por serem o povo mais religioso da mesoamérica.Sendo que eles tinham em seu fundamento, mais profundamente de origem astral.Eles eram politeístas ou seja acreditavam em vários deuses.Com o costume de fazer vários holocausto ao deus Huitzilopochtli ou Tezcatlipoca, onde o sacrifício era coloca em uma pedra, por quatro sacerdote e um quinto,vinha com a faca retirando o coração dele vivo, e oferecido as deuses.
A missão do homem em geral, e mais particularmente da tribo asteca, povo do Sol consistia em conjurar infatigavelmente o assalto do nada. Para isso, era preciso garantir as Sol, à Terra e a todas as divindades a ‘água preciosa’, sem a qual a engrenagem do mundo deixaria de funcionar: o sangue humano. Dessa noção fundamental decorrem as guerras sagradas e a pratica de sacrifícios(SOUSTELLE, 1987, p. 72)
Outro grande costume deles era venerar o imperador como deus,segundo Maria Teresa (2008, p.46) “ O imperador asteca, no apogeu da civilização, é um personagem quase divino e rodeado de uma aura religiosa”, e quando ele vinha a morrer o seu corpo era queimado e venerado em particular ao deus Tezcatlipoca. Por todo império cada nível social, tinha seus próprios rituais, de forma menor para complementar os cerimônias maiores.Um exemplo é que um