Panorama saúde-saneamento
BELÉM/PARÁ
2012
Eduarda de Oliveira Cunha
Nayara Bezerra Bessa
Nelson Paulo Martins de Queiróz Júnior
PANORAMA MUNDIAL: SAÚDE VERSUS SANEAMENTO BÁSICO
Trabalho apresentado à disciplina Saneamento rural e em pequenas comunidades, ministrada pela Professora: Mary Lucy Mendes Guimarães.
BELÉM/PARÁ
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. PESPECTIVA HISTÓRICA DO SANEAMENTO NO MUNDO 4
3. PANORAMA DA SAÚDE VERSUS O SANEAMENTO BÁSICO NO MUNDO 6
4. METAS DO MILÊNIO 8
5. CONCLUSÃO 9
6. REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
As percepções de saneamento básico, segundo Heller e Rezende (2008), foram gradativamente adquiridas e aperfeiçoadas pelo ser humano ao longo da história, haja vista, sua intrínseca relação com a saúde pública e a qualidade ambiental. A preocupação com o fornecimento de água e o afastamento de dejetos e “águas servidas” sempre foram recorrentes.
Atualmente segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde seria: "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença." e Saneamento básico, diz respeito ao gerenciamento ou controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem-estar físico, mental e social. A análise dessas definições pontuam esse estreito relacionamento existente entre a saúde e o saneamento, visto a importância do saneamento no que diz respeito a propiciar a salubridade do meio.
PESPECTIVA HISTÓRICA DO SANEAMENTO NO MUNDO
Segundo Heller (2008) na antiguidade, muitos povos já associavam a insalubridade do meio com a ocorrência de algumas doenças. Os gregos fomentaram a discussão, que séculos depois embasou a Teoria