assédio sexual nas instituições
Fec- Relações públicas e comunicação estratégica
Técnicas de expressão oral e escrita
Hemashreee Dangi
1˚ano
O trabalho é de carácter avaliativo, sob a forma de texto corrido e sob o tema Assédio sexual nas instituições de ensino. Este tema abrange a vários níveis da sociedade, aqui se trata de uma realidade já conhecida, mas também considerada pró vários como um mito, uma “história” inventada para criar ou provocar atenção àquele que se alega assediado.
Assédio sexual é um crime, e este é humilhante a todos os envolvidos, em todas as instituições de ensino é considerado como uma conduta inaceitável e de tolerância zero. É destacado como assédio sexual todo o tipo de avanços sexuais não desejados, pedidos de favores sexuais e outros comportamentos físicos/verbais (comentários inapropriados, orientação sexual), que tenha o propósito de interferir com o desenvolvimento académico ou criar um ambiente hostil intimidante.
O assédio sexual envolve geralmente uma relação entre o agressor e a vítima.
Existem 4 tipos de assédio sexuais, o verbal, o físico, o visual e o pedido de favores sexuais, onde:
Assédio verbal - comentários sexuais sugestivos. Ex: convites repetitivos não desejado, chamadas telefonias de natureza sexual, abuso verbal, piadas indesejadas de índole sexual.
Assédio físico – gestos sexuais, ex: apalpar, tentar beijar a força, violação e palmadas inapropriadas.
Assédio visual – exposição de imagens, fotos ou vídeos de conteúdos indesejados de carácter sexual.
Pedido de favores sexuais – avanços sexuais não desejados que condicionam vantagens académicas através de favores sexuais.
Em casos de agressão há vários procedimentos a tomar, dentre eles, os seguintes: dirigir-se ao responsável pela imagem da instituição, ir ao departamento especifico para dar queixa ou informar certas anomalias. As acusações após de expostas são tratadas confidencialmente de forma a apurar a veracidade do acontecimento relatado.