assédio moral
CESAR RICARDO LIZI
ASSÉDIO MORAL E A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS:
Qual a função dos gestores e a área de recursos humanos perante o assédio moral
Barretos - SP 2014
CESAR RICARDO LIZI
ASSÉDIO MORAL E A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS:
Qual a função dos gestores e a área de recursos humanos perante o assédio moral
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Administração de Empresas apresentado à Universidade Paulista –UNIP.
Orientador: Prof. Livaldo dos Santos
Barretos - SP 2014
RESUMO
Tema debatido após o século XX, o assédio moral no trabalho aos poucos vem sendo alvo de estudos para o entendimento de suas causas e efeitos e embora já existisse desde o início das relações trabalhistas. Assédio moral, violência moral ou psicoterrorismo no trabalho, é a exposição do trabalhador a condições impossíveis de serem aturadas ou vividas no ambiente de trabalho, mas de um modo contínuo onde o trabalhador se vê em um dilema, não podendo sair do emprego, e ao mesmo tempo vivenciando maus tratos e abusos. Este estudo teve como base uma análise do conceito assédio moral, suas características e evolução histórica, como também buscou-se analisar o assunto de um anglo diferente, não sendo apenas as vítimas o objetivo de nosso estudo, mas também a Área de Recursos Humanos e as gerências.
Palavras chaves: Assédio moral; Organização; Bullying no Trabalho; Gestão; Gestão de pessoas.
ABSTRACT
Topic discussed after the twentieth century, the workplace bullying comes gradually being studied to understanding their causes and effects, and although existed since the beginning of work relations. Bullying, violence or moral psicoterrorism at work, worker exposure to the impossible conditions to be diligent or experienced in the workplace, but in a continuous mode where the employee finds himself in a dilemma