Câncer no colo do útero
O colo do útero é a região localizada no final da vagina.
Como se localiza entre os órgãos internos e externos, fica mais exposto ao risco de contrair doenças.
O câncer no colo do útero é um tipo de patologia que demora muitos anos para se desenvolver. Sendo caracterizada pelo aumento desordenado do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo tecidos próximos, podendo chegar a órgãos distantes da área infectada.
Existem dois tipos principais:
1º O carcinoma epidermoide - Tipo mais incidente que acomete o epitélio escamoso e representa cerca de 80% dos casos.
2º Adenocarcinoma – Tipo mais raro, que acomete o epitélio glandular (representa 10% dos casos)
-Principais causas
A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamado de HPV – papiloma vírus humano, especialmente o HPV-16 e o HPV-18. Responsáveis por cerca de 70%dos cânceres cervicais(WHO. HPV information Center,2010)
Fatores como a atividade sexual precoce, uso de contraceptivos orais por longa data, diversidade de parceiros, o fumo, e a falta ou má higiene íntima podem facilitar a infecção. A idade também interfere nesse processo, sendo a maioria das infecções por HPV em mulheres com menos de 30 anos reversível espontaneamente. Ao passo que acima dessa idade a persistência é mais freqüente.
- Incidência
O câncer de colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, exceto os casos de câncer de pele não melanoma.
Com aproximadamente 530 mil novos caos por ano no mundo o câncer do colo é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulhere, sendo responsável pelo óbito de 274 mil mulheres por ano(WHO,2008ª) No Brasil, em 2007, essa neoplasia representou a 4ª causa de morte por câncer em mulheres (4.691 óbitos), com taxa bruta de mortalidade de 4,71/100mil mulheres( INCA ,Atlas de mortalidade).
Em uma análise regional do Brasil, essa neoplasia se destaca como primeira mais incidente na região norte, em segundo