Assédio moral
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 11 INTRODUÇÃO
O Tema abordado é um problema pouco explorado, mas que vem crescendo nos ambientes de trabalho: o assédio moral e suas consequências para a saúde física e metal dos profissionais. A violência moral no trabalho não é fenômeno novo e pode-se dizer que ela é tão antiga quanto o próprio trabalho. A globalização e a consequente flexibilização das relações trabalhistas trouxeram gravidade, generalização, intensificação e a banalização do problema. Temos consciência de que a solução dos problemas de assédio não está apenas nos dispositivos legais, mas na conscientização tanto da vítima, que não sabe diagnosticar o mal que sofre, do agressor, que considera seu procedimento normal e da própria sociedade, que precisa ser despertada de sua indiferença e omissão.
DESENVOLVIMENTO
A competição desmedida entre trabalhadores e entre empresas, a exacerbada preocupação com a produção, a valorização do individualismo, o desprezo pelo trabalho em equipe e a materialização cada vez mais acentuada das relações humanas, invertendo-se uma hierarquia de valores, em prejuízo das relações afetivas, da solidariedade, do companheirismo, da tolerância e da compreensão com as imperfeições humanas, têm criado um ambiente extremamente favorável ao assédio moral e a diversos tipos de doenças de origem emocional principalmente.
Segundo Maciel et al (2007: p. 118):
“Assédio moral no trabalho compreende toda exposição prolongada repetitiva a situações humilhantes e vexatórias no ambiente de trabalho. Essas humilhações se caracterizam por relações hierárquicas desumanas e autoritárias, onde a vítima é