Assédio Moral no Trabalho
ASSÉDIO MORAL
Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia de Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Professora: Odete Lodi
TOLEDO
2014
Assédio Moral no Trabalho
O assédio moral no ambiente de trabalho, também denominado como violência moral, basicamente consiste em situações onde o trabalhador (a) é exposto a situações constrangedoras, repetitivas, prolongadas e humilhantes durante o exercício e suas funções no ambiente de trabalho, onde o “agressor” age de forma agressiva perante a vitima do assédio moral, podendo causar sérios danos a vitima.
Caracteriza-se pela deterioração deliberada das condições de trabalho oferecidas, onde prevalecem condutas e atitudes inadequadas dos chefes em relação aos seus colaboradores, acarretando uma experiência subjetiva que poderá resultar em danos emocionais e práticos para o colaborador e para a instituição.
A partir da prática desse tipo de violência por parte do empregador ou do chefe, a vitima escolhida é isolada dos demais sem uma explicação plausível, passando a ser humilhada diante dos seus colegas. A reação destes para tal acontecimento é nula, devido ao medo de também sofrer represálias e pelo medo de perder o emprego.
No ambiente de trabalho, as pessoas mais visadas para tornarem potenciais vitimas de assedio moral são aquelas que têm certa resistência à autoridade. O assédio também está diretamente relacionado a todo e quaisquer tipos de discriminações, mesmo porque todo tipo de assédio é uma forma de discriminar alguém.
As agressões podem ocorrer de forma horizontal, entre colegas de mesma hierarquia, ou e forma vertical, ocorrendo de um superior contra um subordinado ou vice versa. As ações mais marcantes do agressor são: a recusa de contato direto com a vitima, omitindo informações ou negando esclarecimentos,