asss
115
O deutschtum e a vocação para o trabalho: recriação do modo de vida
͞ĂůĞŵĆŽ-‐ ĐĂŵƉŽŶġƐ͟ĞŶƚƌĞƉŽŵĞƌĂŶŽƐŶŽƐƉşƌŝƚŽ^ĂŶƚŽ1 dŚĞĚĞƵƚƐĐŚƚƵŵĂŶĚƚŚĞǀŽĐĂƚŝŽŶĨŽƌůĂďŽƌ͗ƌĞƉƌŽĚƵĐƚŝŽŶŽĨƚŚĞ͞ŐĞƌŵĂŶ-‐ƉĞĂƐĂŶƚ͟
ǁĂLJŽĨůŝĨĞĂŵŽŶŐƐƉşƌŝƚŽ^ĂŶƚŽ͛ƐƉŽŵĞƌĂŶŝĂŶƐ
Jamily Fehlberg2
Paulo Rogério Meira Menandro3
RESUMO: O estudo investigou características do trabalho, das condições em que é realizado, e das concepções sobre ele em grupo de descendentes de pomeranos residentes do interior do estado do Espírito Santo. Foram abordadas as esferas religiosa, educacional e de valores, em referência ao conceito intra-‐grupal de trabalho. Três aspectos foram destacados: rotina de trabalho, modo de organização do trabalho e momentos de ausência de trabalho. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com 36 participantes residentes na região rural e na sede de município cuja população é caracterizada por alto percentual de descendentes de pomeranos.
Os dados revelam valorização elevada do trabalho, que é a principal -‐ algumas vezes a única -‐ atividade dos integrantes do grupo, em especial para as mulheres. Constatou-‐se ainda forte articulação entre o modo de organização do trabalho dos descendentes e a moral protestante, resultante da preservação da influência religiosa luterana, cuja atuação contribuiu fortemente para as tradições e para a história cultural do grupo.
Palavras-‐chave: trabalho; igreja; pomeranos; família; tradição. ABSTRACT: The present study examined work features, the conditions in which it is performed,
and