midia televisiva
Interdisciplinares da Comunicação
O MERCHANDISING NA TELENOVELA: A TRAMA (PUBLICITÁRIA) DE A FAVORITA
IURI GARCIA LOPES 1; FLAVI FERREIRA LISBÔA FILHO 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA)
Resumo: O artigo tematiza o merchandising televisual na novela A Favorita. Mostrase como são apresentadas as marcas que fazem uso do merchandising na trama narrativa da telenovela a fim de promover sua fixação diante do público. Nesta pesquisa, busca-se mapear os principais usos de merchandising por grupos de análise.
Para tanto, consideram-se as especificidades que há entre o produto/marca e o ator discursivo na telenovela, aproximando o real-publicitário (o produto) e o ficcional (a telenovela). Palavras-chave: Publicidade e propaganda; merchandising televisual; trama narrativa; telenovela.
Introdução
A mídia televisiva no Brasil tornou-se, de modo geral, um meio de entretenimento para a população, por sua fácil acessibilidade, baixo custo e alta qualidade de comunicação.
“Com mais de 91% de domicílios que possuem aparelho de tevê, o impacto da informação é muito grande, pela proporção que pode atingir diante dos telespectadores.” (FREITAS: 2007,
p. 11). Com base em recente pesquisa3 é possível afirmar que a novela A Favorita obteve um alcance de 56,7 pontos e um share de 77,4%, tendo na grande Porto Alegre o número de
1
Acadêmico do 7º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa, Integrante do Grupo de Pesquisa Mídias, Artes e Narrativas em Contextos Fronteiriços ou Híbridos, email: iuriglopes2@hotmail.com.
2
Orientador do trabalho. Doutor em Ciências da Comunicação (linha: Mídias e Processos Audiovisuais) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa no Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Mídias, Artes e Narrativas em Contextos Fronteiriços ou Híbridos. E-mail: