A mídia televisiva na concepção dos professores
* Pais e professores de uma maneira geral, não estão preparados para discutir de maneira crítica as informações recebidas pelas crianças.
* A informação é hoje considerada uma mercadoria, a informação tem seu objetivo principal o lucro.
* A informação e a comunicação ditam regras.
* As relações da cultura com a comunicação têm sido frequentemente reduzidas ao mero industrial, divulgador e doutrinador.
* As mudanças que assolam o planeta, vão muito além das transformações tecnológicas, agem diretamente em nosso ser, nos nossos hábitos, gastos, atitudes e comportamentos.
* Professores questionados sobre a influência que a tv exerce sobre as crianças responderam de forma unânime que, com certeza a tv tem um poder tanto positivo quanto negativo sobre as crianças.
* O que se apresenta é que o telejornalismo é uma programação do bem, acima de qualquer suspeita em seu caráter ideológico. Como se todas as notícias veiculadas fossem retrato da realidade e ainda verdades absolutas.
* Segundo Ramonet (2003) a informação é considerada hoje essencialmente mercadoria. Compra-se informação com o objetivo de obter lucros.
* Em relação as influências negativas para as crianças, os professores apontam os desenhos violentos, como os grandes vilões morais, sendo que em segunda categoria apontam a tv incentiva o consumismo e banalidades.
* As crianças e jovens convivem diariamente com o apelo ao consumismo. Forma-se um ciclo baseado na necessidade trocar constantemente.
* Analisando as falas dos professores, percebe-se que existe uma ideia ora coerente, ora ingênua em relação à tv. Eles sabem quais programas são prejudiciais às crianças, mas não sabem o que fazer com essas informações, já que apontam os pais como responsáveis pelo encaminhamento das ideias acerca da televisão, visto que as crianças assistem em casa e não na escola.
* Os professores estão