Esqueleto e má postura
Esqueleto e Má Postura Trabalho apresentado à docente Hosana Oliveira, da disciplina Educação Física, como requisito para obtenção de nota que comporá média final da avalição de recuperação.
Brasília - DF
14 de dezembro de 2012.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4 2. ESQUELETO E MÁ POSTURA 5 3.1. POSTURA 5 3.2. DOENÇAS CAUSADAS PELA MÁ POSTURA 6 3. CONCLUSÃO 8 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9 5. ANEXO I 10
INTRODUÇÃO
O termo postura pode ser caracterizado como posição otimizada, mantida com característica automática e espontânea, de um ser em perfeita cooperação com a gravidade. Além disso, pode ser considerada boa postura o estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesão ou deformidade progressiva independentemente da atitude (ereta, deitada, agachada, encurvada), nas quais as estruturas estão trabalhando ou repousando.
A má postura é um hábito adquirido na infância, e se não corrigido, carrega-se por toda vida, com várias consequências, entre elas os desvios posturais. O constante uso de posturas equivocadas e o excesso de carga diária sobre a coluna podem levar a algias precoces, desde criança, devem-se tomar posturas corretas que não prejudiquem a coluna. Com o detrimento da coluna ao passar do tempo, devido ao uso da má postura, pode-se causar doenças sérias como, escoliose, cifose, cifose torácica e hiperlordose.
ESQUELETO E MÁ POSTURA
Postura é o conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no espaço, uma entidade formada em conjunto com o sistema nervoso e os músculos. Embora muitas pessoas achem que postura seria só o conjunto ditado pela coluna vertebral, esta também é parte primordial e essencial da postura porque irá determinar sob diversas influências a direção dos membros superiores e inferiores. A postura bípede do homem é extremamente