Assistência em enfermagem no caps AD literatura
O crack e uma mistura da pasta base de cocaína refinada com bicarbonato de sódio e agua, muitas vezes a mistura e falsificada com o acréscimo de cimento, cal, querosene e acetona para aumenta seu volume. Atinge o sistema nervoso central em oito a quinze segundos e seu efeito dura dez minutos, tempo suficiente para aumentar o vicio.
O crack atinge e repercute em praticamente todo o organismo do sistema nervoso; pulmões, coração, rins, tubo digestivo, coração etc. Quem usa crack quase não se alimenta, nem dorme, o ocorre um rápido processo de desnutrição.
2.1 ASSISTENCIA EM ENFERMAGEM NO CAPS AD.
Mediante a municipalização do sistema de saúde brasileiro possibilitou-se o inicio de um longo e árduo processo, ainda em curso respaldado por leis, de efetiva substituição do modelo assimilar, do fechamento do hospital e clinicas psiquiátricas e de implantação de um novo modelo de atenção em saúde mental, atenção psicossocial, centrado na implantação dos serviços CAPS (Micheli de Freitas.F.V 2013).
O serviço prestado para essa nova politica prevê uma equipe mínima para atuação junto ao usuário de drogas, composta por diversos profissionais da área da saúde, entre eles os técnicos e auxiliares de enfermagem, surgindo um novo campo para atuação desses profissionais regulamentado por lei. Apesar de os profissionais de nível médio de enfermagem fazerem parte da equipe dos CAPS AD, quando se analisa a produção cientifica sofre as concepções, atitudes, conhecimento e praticas dos técnicos e auxiliares de enfermagem na área de álcool e drogas, percebe-se que a temática tem despertado pouco interesse entre os pesquisadores (Divane de Vargas 2014 ).
Um estudo realizado com enfermeiros que trabalha em CAPS AD demostrou as dificuldades inserção no campo de atenção desses serviços, estando as suas praticas mais atrelados ao modelo tradicional a saúde mental, apontando ainda a carência de preparo para atuaçao na