Novas modalidades do esporte
2 ano
Educação física
Professores André e Vanessa
Não é porque o futebol é paixão nacional que não se praticam outros tipos de esportes aqui no Brasil. E esportes bem diferentes diga-se de passagem; fora dos clássicos vôlei, basquete, tênis, natação, atletismo. Modalidades como basebol, hóquei, rugby e até croquet vem ganhando adeptos e até espaços próprios para sua prática no país.
Por não serem muito comuns, ainda são poucas as pessoas que encontramos que são especialistas no assunto – especialmente se for confrontar com outras modalidades mais populares; mas nem por isso os atletas deixam de achar um jeito de pratica-los.
O rugby, râguebi ou rúgbi, é um esporte coletivo de intenso contato físico. É originário da Inglaterra. Por ter sido, inicialmente, concebido como uma variação do futebol. foi chamado anteriormente de "rugby football".
Ao longo do tempo, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rugby de quinze (XV). Em seguida, está o Rugby League (com 13 atletas) e o de sete (sevens/ seven-a-side) que é a modalidade olímpica. Além dessas variações, ainda há o rugby de praia, de toque, o em cadeira de rodas e o subaquático.
O rugby, por exemplo, pode ser visto em diversos parques e áreas gramadas das cidades, como é por exemplo em Brasília, na Esplanada dos Ministérios: um grupo se reúne aos fins de semana para a prática do esporte. E jogam bem.
Já o basebol, por exemplo, que requer um campo bem demarcado, possui algumas quadras em clubes ou em locais particulares que incentivam o esporte.
Basebol ou beisebol, é um desporto praticado por duas equipes de nove jogadores, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa. O objetivo é pontuar batendo com um bastão em uma bola lançada e depois correr pelas quatro bases do campo. Um jogador da equipa atacante pode parar em uma das bases e, depois, avançar com a ajuda da rebatida de um companheiro. Os times trocam de posição assim que