TRISTÃO
Apontamentos
A autora inicia o capitulo com uma discussão á respeito do conceito de criança,as professoras da educação infantil percebem que as crianças dos berçários devem passar por etapas em determinada idade para seu desenvolvimento motor, estaé uma concepção sobre as crianças, onde estas são seres que se desenvolve em etapas. (Página 27 o 1º parágrafo).
O texto é baseado em uma pesquisa de mestrado feita em uma sala de berçário em uma creche de Florianópolis, SC, com o objetivo de compreender as características de atuação dos professores com os bebês. Esta pesquisa mostrou as professoras que o trabalho realizado por elas não estava errado, porém a pesquisa contribuiria para que ela pudesse enxergar os seus pontos de cegos, através de outros olhares para melhorar sua atuação e conhecer mais sobre o desenvolvimento das crianças, portanto este trabalho teve acima de tudo respeito com a professora e a pesquisadora. (Página 27 2ºparágrafo, e 28 e 2º e 3º parágrafo).
Nesse sentindo o capitulo parte da importância da concepção de infância construídapela professora, a partir das práticas pedagógicas atuais, que podem ser melhoradas dando maior atenção para omenino e menina, cujo tenham maiores possibilidades de trabalhos com os pequenos. (Pagina 29 o 3º parágrafo).
A criança nos fios da modernidade: o papel da psicologia do desenvolvimento A modernidade trouxe consigo a concepção de infância, assim surgiu necessidade de inserir a criança na sociedade, e não exclui-la, então se consolida o conhecimento cientifico e a infância. Mas somente na década de noventa emerge a sociologia da infância que estuda e se preocupa com a criança. (Página 30 o 1º parágrafo)
A psicologia foi a ciência que mais estudou a criança e seu