Monteiro Perfil Caps Ad PI
PESQUISA
Monteiro CFS,Fé LCM,Moreira MAC,Albuquerque IEM,Silva MG,Passamani MC
Esc Anna Nery (impr.)2011 jan-mar; 15 (1):90-95
RESEARCH - INVESTIGACIÓN
PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E ADESÃO AO TRATAMENTO DE
DEPENDENTES DE ÁLCOOL EM CAPS-AD DO PIAUÍ
Sociodemographic profile and adhesion to treatment for alcohol dependents at CAPSad in Piauí state
Perfil socio-demográfico y la adhesión al tratamiento de la dependencia del alcohol en
CAPS-ad do Piauí
Claudete Ferreira de Souza Monteiro1
Isadora Elisa de Moura Albuquerque4
Leandro Carvalho Moura Fé2
Michelly Gomes da Silva5
Maycon Alex Cavalcante Moreira3
Mauro Cezar Passamani6
RESUMO
A pesquisa tem como objetivo levantar o perfil sociodemográfico e a adesão ao tratamento de dependentes do álcool no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, realizado no município de Teresina-PI.
Os dados foram colhidos através do levantamento de informações presentes nos prontuários dos 227 sujeitos participantes desta pesquisa. Verificou-se que a maioria dos usuários era do sexo masculino (88,9%), com idade entre 19 e 59 anos (87,6%), solteiros (50,2%), com ensino fundamental (40%), empregados (48,6%) e católicos (42,7%). A maior parte dos sujeitos faz uso diário de bebida alcoólica (55,%) e 29% fazem uso de drogas ilícitas, sendo a maconha a mais consumida (95,3%). Em relação à adesão, 43,1% permaneceram em tratamento após três meses de admissão no CAPSad. Portanto, constatou-se a grande importância desse centro, com base em uma quantidade satisfatória de pacientes que aderem e que permanecem com o tratamento. Pala vr as-c ha alavr vras-c as-cha havve: Enfermagem. Serviços Comunitários de Saúde Mental. Alcoolismo.
Abstract
Resumen
The objective of this cur rent study is to lear n the
Sociodemographic profile and adhesion to treatment for alcohol dependents at CAPS-ad. This is a quantitative study carried out at CAPS-as located in the