Assistencia medica
WSWS : Portuguese
Assistência médica e sistema de duas categorias salariais em discussão
Trabalhadores de redes de supermercados do sul da Califórnia aprovam novo acordo
Por Kim Saito
13 de agosto de 2007
Utilice esta versión para imprimir | Enviar por email | Comunicar-se com o autor
Este artigo foi publicado no WSWS, originalmente em inglês, no dia 31 de julho de 2007.
No dia 22 de julho, os trabalhadores de redes de supermercados do sul da Califórnia aprovaram um novo acordo que terá validade de quatro anos. Os 65 mil trabalhadores de 785 estabelecimentos entre o centro da Califórnia e a fronteira com o México, são representados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação e do Comércio (UFCW - United Foods and Commercial Workers).
O sindicato declarou que mais da metade dos trabalhadores participou das assembléias, dos quais 87% aprovaram o acordo, que é retroativo a 6 de março de 2007. Os trabalhadores são contratados pelas redes Ralph's, de propriedade da empresa Kroger, Albertsons, de propriedade da Supervalu, e Vons, de propriedade da Safeway.
O acordo encerra um período de sete meses de negociações e duas greves. Os empresários, a burocracia do sindicato e a mídia elogiaram o acordo, classificando-o como uma situação "em que todos ganham". No entanto, a suposta vitória foi apenas uma parcial compensação das enormes perdas assumidas pelos trabalhadores nas negociações da greve de 19 semanas, que ocorreu entre 2003 e 2004, a mais longa greve do comércio de alimentos dos Estados Unidos. O sindicato traiu a greve, isolando os trabalhadores e posteriormente forçando-lhes a