A TELEMEDICINA NA ASSISTÊNCIA MÉDICA
Baseado em estudos e pesquisas, podemos definir Telemedicina, como uma forma de prestar assistência médica a áreas e localidades em que não existe um atendimento médico adequado, através do uso de tecnologias de telecomunicações e informática para a interação entre profissionais da área da saúde e pacientes. Segundo Renato Sabbatini, na revista
Médico Repórter, Telemedicina, “é a forma de se prestar assistência médica, utilizando-se a transmissão de imagens estáticas, vídeo, e várias formas de informações através dos meios de telecomunicação, tais como: fibras óticas, satélites, rádio digital, internet, etc”
(SABBATINI, 1999).
Um dos primeiros relatos que conhecemos como Telemedicina, teve sua análise durante o tempo em que as grandes pragas estavam assolando o continente na idade média.
Em função dos riscos de contaminação que se encontrava nessa época, um médico posicionou-se na beira de um rio enquanto um agente comunitário posicionava-se na beira do outro rio e, esses, comunicavam-se através da voz, onde o agente descrevia ao médico os sintomas e a evolução da doença que assolava a cidade.
Os meios utilizados na
implantação da Telemedicina sã, basicamente: carta, telégrafo-telegrafia, telefone, rádio, televisão-monitores e comunicação sem fio (Wireless). Na Telemedicina podemos observar avanços tecnológicos em inúmeras áreas, como por exemplo, nas telecomunicações, engenharia de computadores, informática, inteligência artificial, robótica, prontuário eletrônico, multimídia na medicina, realidade virtual, entre outras (MIRANDA, 2002).
A telemedicina permite-nos aumentar a qualidade da atenção médica, ao “levar” um especialista eletronicamente até a beira do leito do paciente, ajudando o colega ou paramédico local a resolver casos difíceis de serem solucionados, e assim, salvar vidas.
Vantagens da Telemedicina
A Telemedicina é um tipo de recurso médico que vem contribuindo bastante com relação aos locais em que o