energia eolica
DATA: 06/09/11
ENERGIA EÓLICA
DEFINIÇÃO: É a energia que é produzida através de um recurso natural chamado vento. São instalados grandes hélices, e o movimento destas hélices produzem energia eletrica
Turbina eólica ( três hélices )
VANTAGENS: A energia eólica é a energia mais limpa que existe, não emite gases poluentes nem gera resíduos; Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE); e é uma fonte de energia inesgotável.
DESVANTAGENS: A desvantagem da energia eólica, é que como depende do vento, ele faz interrupções temporárias, nem todos os lugares tem vento o tempo todo; Outro problema, é que o vento não é tão forte como outras fontes, fazendo o processo de produção ficar mais lento; Provoca impacto visual para os moradores que residem perto dos parques eólicos, gerando uma grande modificação na paisagem; Provoca impacto sobre as aves do local, (as aves se chocam nas hélices); e Provoca impacto sonoro, o som do vento bate nas hélices produzindo um ruído constante (43dB(A)). As casas deverão estar, no mínimo a 200m de distância dos parques eólicos.
CONCLUSÃO: Atualmente o Brasil gera apenas 1% deste tipo de energia, muito pouco, considerando que essa fonte de energia é um recurso natural (vento) muito importante. Estamos em uma fase onde o uso da energia eólica está sendo difundido, e com isso irá gerar novas tecnologias para o seguimento, melhorando o rendimento das turbinas eólicas e os efeitos sonoros que elas causam. Os custos deste tipo de energia, serão reduzidos, a partir de uma crescente demanda do setor, onde o acesso será para toda população, principalmente para os lugares onde a demanda de energia é mais difícil. Com o uso desta energia renovável para a maioria da população e grande parte das indústrias, e a soma do uso da energia convencional, contribuirá, para que seja emitido menos gases tóxicos na atmosfera, prejudicando menos o meio ambiente e a saúde da população.