Ami - fundação de assistência médica internacional
A AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional é uma
Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos.
Desde a sua fundação, a 5 de Dezembro de 1984, pelo médico-cirurgião urologista Fernando de la Vieter Nobre, a
AMI assumiu-se como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas de guerra em qualquer parte do Mundo.
Esta criou doze equipamentos Sociais em Portugal e já atuou em dezenas de países de todo o Mundo, para onde enviou centenas de voluntários e toneladas de ajuda, como por exemplo, medicamentos e equipamento médico, alimentos, roupas, viaturas, geradores.
Curiosidade: A AMI inspirou-se nos ‘’ Médecins Sans Frontières’’ para dar início à fundação.
Objectivos da AMI
A AMI tem como principais objetivos lutar contra a pobreza, a exclusão social, o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas da guerra, em qualquer parte do Mundo.
Para além disto, conta já com mais de 20 anos de experiência no combate à intolerância e à indiferença, continuando a transmitir ao Mundo a sua mensagem de solidariedade e humanismo, sobretudo através das suas missões. Esta ainda alerta todo o ser humano para as questões relacionadas com a violação dos Direitos do Homem, dignificando-o, esteja ele onde estiver, sem distinção de raça, credo religioso ou ideologia política.
Quatro Pilares de Ação
Desde a sua criação, a AMI tem operado junto daqueles que mais precisam da sua ajuda,
independentemente de raça, política, religião, filosofia ou posição social. Os seus projetos, tanto no campo da saúde como no da ação social, salvaram milhares de vidas, quer no nosso país como no estrangeiro. Na sua ação, por uma questão de coerência, a AMI depende maioritariamente dos fundos que angaria junto dos cidadãos, garantes da sua