Assistencia ao cliente com delirium
Neste trabalho discorreremos sobre o que é Delirium, os comportamentos do cliente com Delirium, os diagnósticos de enfermagem identificados em clientes com Delirium e as possíveis intervenções de enfermagem.
O que é Delirium
Demência
IRREVERSÍVEL
Delirium
é a perda da função cerebral
REVERSSIVEL
Que ocorre em determinadas
Doenças. Afeta memória raciocínio, linguagem,o juízo e o comportamento.
15 a 30% dos clientes podem apresentar o delirium durante o período de internação
20 a 30% dos idosos internados e é associado à maior morbidade e mortalidade (26,4%).
Em idosos q estão se recuperando de cirurgia de quadril ou fêmur, o risco é de 40 a 50%.
Pessoas internadas com síndrome da imunodeficiência deprimida 20% apresentam delirium Aspecto como lesão cerebral preexistente, episódio anterior de delirium, diabetes mellitus, desnutrição, entre outros constituem fatores predisponentes de delirium.
RESUMINDO...
DELIRIUM deriva do latim delirare que significa “fora do lugar”.
Conceituada
atualmente como uma síndrome orgânica, neurocomportametal, flutuante, global e generalizada da atividade cerebral em decorrência de distúrbios sistêmicos, instalando-se de modo agudo em horas ou em poucos dias sendo considerada potencialmente reversível.
ETIOLOGIA
Muito se sabe sobre as principais causas, como a idade avançada, infecções, drogas e eventos cirúrgicos de grande porte, porém os mecanismos neuropatológicos do delirium são pouco conhecidos.
Acetilcolina
A deficiência de acetilcolina é apontada como principal mecanismo fisiopatológico do delirium.
Drogas e toxinas com ação anticolinérgicas, apresentam manifestações características do delirium. Sistema colinérgico central parece vulnerável a glicose e oxigênio.
Outros neurotransmissores
Dopamina: drogas dopaminérgicas podem interferir com a neurotransmissão através da inibição pré-sináptica da liberação de