Defloculação
Introdução
Um material Defloculante também pode ser entendido como um “dispersante” ,que serve basicamente para estabilizar as partículas em determinado solvente, uma curva de defloculação serve para determinar os parâmetros de viscosidade relacionados à quantidade de defloculante adicionado, portanto concluímos que elementos defloculantes levam à alteração da viscosidade da solução, tal viscosidade pode ser medida por meio de viscosímetros copo Ford, Brookfield ou até mesmo pela utilização de reômetros.
Usos de subatâncias defloculantes e importância da curva de defloculação
O uso de tais substancias e o seu estudo gráfico vem sendo usado amplamente no mercado, mas com destaque principal no mercado de cerâmicas, como podemos visualizar nos textos abaixo que foram retirados de dois artigos que tem como títulos – “Estudo da Utilização do Dispersante Darvan C no Processamento da-a-Alumina e do Compósito Biocerâmico Hidroxiapatita-Zircônia”.
“ Defloculação de massas cerâmicas triaxiais obtidas a partir do delineamento de misturas”:
-“O método de processamento, quanto de desenvolvimento dos processos de fabricação de materiais cerâmicos, é basicamente constituído pelas etapas de obtenção do pó, conformação, sinterização e acabamento final. A etapa de obtenção dos pós cerâmicos tem-se desenvolvido com maior êxito devido à compreensão dos fenômenos físico-químicos relacionados à dispersão das partículas nos meios fluidos. As técnicas de dispersão dependem da mistura do pó com um fluido, em alguma etapa do processamento. Na preparação desta suspensão, onde o material adquire a fluidez suficiente para a conformação, há a mistura dos pós cerâmicos com os aditivos necessários, tais como os dispersantes cerâmicos. Assim, o objetivo desse trabalho consiste em um estudo da utilização do dispersante Darvan C no processamento da a-alumina e do compósito