assedio moral
O assédio moral e dano psicológico acaba com suas vitimas ocasionando sequelas irreversíveis , danos fisicos e psiquicos e materiais,neste âmbito entra o Direito servindo como instrumento para auxiliar e repreender , proporcionando repressão e desistimilo a esse ato tão grotesco.
No Brasil não possuímos leis trabalhistas que tratam especificamente sobre assédio moral , poís na época em que foi descrita nossa constituiçao, o assunto ainda era pouco difundido e se preocupavam mais com o trabalhador no meio fisíco , apesar do assédio moral e psicológico ocorrer com tanta frequencia como nos dias atuais .
No entanto isso nao quer dizer que nao existam politicas de repressao e prevenção a todo tipo de assédio, que venham ocorrer no ambiente de trabalho. Existem propostas de prevençao ao assédio sendo bem utilizadas nos meios empresariais obtendo resultados para a diminuição dos mesmos e proporcionando um ambiente mais sádio e propicio para o trabalho.
POLITÍCAS PARA INIBIÇÃO AO ASSÉDIO
Alguns orgãos vem a anos trabalhando para tentar eproporcionar meios para reduçao de todo tipo de assédio ,os sindicatos e especialistas no assunto montam parcerias e estudos para se aprofundarem no assunto para promover meios e métodos para tenta combater. Um claro exemplo disso foi o estudo feito pelo sindicato dos Bancários de Pernanbuco com a ONG canadense FIG ,Fundo Para Igualdade de Genêros, que montra e esclarece bem esse problema que afeta cerca de 40% dos Bancários, além de uma ampla pesquisa foi demonstrado para todo o país através de cartilhas esse problema que atinge a categoria
Mas esse problema nao fica atado apenas ao nosso país a Itália uma potência de primeiro mundo sofre com o mesmos problemas e busca como todos países soluções,possuem um programa chamado PRIMA, Associação para o combate do mobbing e estresse social, oferece cursos de defesa pessoal , auto defesa verbal , cursos que oferecem estratégias para