assedio moral
ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – LINHA DE FORMAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR
LUCAS RIBEIRO VANZ
MARIANGELA FITL
SIDIANE MENDES
TALITA EIDT
TITIANE DE FATIMA BARILLI GUTERRES
ASSÉDIO MORAL
Joaçaba
2010
TEMA: Assédio moral
JUSTIFICATIVA
Um dos maiores problemas encontrados atualmente na sociedade, e muito comumente nas organizações, é o assédio moral, o qual pode trazer consigo sérias consequências físicas e psicológicas ao indivíduo que sofre essa ação, podendo ocasionar frequentemente insegurança e vulnerabilidade a vítima.
O assédio moral pode ser definido como “qualquer conduta abusiva [...] que atende por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou clima de trabalho” (Hirigoyen apud Trombetta e Zanelli, 2010, p.32), podendo surgir a partir de um conflito e regulando o comportamento dos assediados.
OBJETIVO GERAL
Esse estudo tem por objetivo analisar as causas e conseqüências do assedio moral para a vítima, evidenciando suas características, bem como as medidas preventivas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituar assédio moral;
Identificar as características desse fenômeno;
Analisar os motivos que levam os assediadores a praticarem essas ações;
Definir as conseqüências dessas práticas às vítimas;
Determinar medidas preventivas contra o assédio moral;
Pesquisar soluções para esse problema.
INTRODUÇÃO
A violência Moral no trabalho não é um fenômeno novo e pode-se dizer que ela é tão antiga quanto o próprio trabalho. Com a Globalização veio a intensificação, a gravidade e a generalização do problema “Assedio Moral”.
O Assedio Moral não é apenas privilegio dos países em desenvolvimento, este problema esta presente no cenário mundial. Este fenômeno atinge mulheres e homens, desde o executivo até os trabalhadores braçais, tanto os