Assedio moral
Existem varias definições de assédio, mas todas elas se referem a uma pressão exercida por uma pessoa sobre a outra, com finalidade de obter algo. Existem inúmeras definições de assedio, mas quase todas elas dizem o mesmo. Há quem defenda que o assédio é uma situação que alguém pratica, onde há uma pressão sobre outra pessoa para esta prestar algum favor sexual ou se submeter a algo humilhante, por estar de alguma forma, hierarquicamente abaixo do assediador.
O assédio moral, também conhecido como hostilização no trabalho, ou assédio psicológico no trabalho, também conhecido como "psicoterror, mobbing, bullying ou harcèlement moral". Não é fenômeno novo, sendo tão antigo quanto o próprio trabalho, podendo ser conceituado como:
"Uma conduta abusiva (gestos, palavras, comportamentos, atitudes...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, pondo em perigo sua posição de trabalho ou deteriorando o ambiente de trabalho".
2.Assédio Moral na Empresa
Costumamos dizer que a discussão sobre assédio moral é nova. O fenômeno é velho. Tão velho quanto o trabalho, isto é, quanto o homem, infelizmente...
No Brasil colônia, índios e negros foram sistematicamente assediados, ou melhor, humilhados por colonizadores que, de certa forma, julgavam-se superiores e aproveitavam-se dessa suposta superioridade militar, cultural e econômica para impingir-lhes sua visão de mundo, sua religião, seus costumes.
É certo que a violência faz parte da própria condição humana, como o amor, o ódio, o poder, a submissão, o orgulho, a inveja e tantas outras facetas da personalidade. Mas, não se pode deixar de investigar o conjunto de valores que estão associados a certas formas de violência em sociedades específicas.
Para esboçarmos, em linhas gerais, em que consiste o assédio moral, utilizaremos,