O que é produtividade?
Produtividade basicamente é o resultado da capacidade de produzir, de gerar algo. É o fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado.
As grandes empresas investem boa parte da sua renda em processos de produção que sejam inovadores, melhores e mais baratos. Algumas apostam em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e também no ambiente em que seus funcionários trabalham.
Todo esse processo tem relação direta com o desenvolvimento econômico das empresas e do país, pois estas são responsáveis por aumentar a renda e a competitividade, visto que estes são fatores essenciais para o progresso das empresas e da economia nacional.
Ford tinha uma regra que era produzir com a melhor qualidade possível, ao menor custo e pagando os melhores salários, ele foi pioneiro neste quesito. As experiências da primeira linha de montagem de carros foram feitas em 1913, em Michigan, nela o operário passou a repetir sua singular função de inserir as peças nos veículos, movidos numa esteira. O propósito dessa organização era obter maior lucro aumentando a produtividade. No sistema fordista, um carro passou a ser montado em 98 minutos, com qualidade, preço baixo e volume de produção. O método que exigia grande investimento em máquinas foi copiado e ultrapassou as fronteiras do setor automotivo e dos Estados Unidos.
Um século depois, a obsessão de Ford pelo aumento de produtividade de homens e máquinas continua a ser objetivo de vários gigantes da indústria, e hoje a produtividade é vista como uma medida de eficiência.
Nos últimos tempos, o trabalhador brasileiro não tem se destacado nesse aspecto. Em média, um brasileiro gera um quinto da riqueza gerada pelo norte americano, e para que nos tornemos uma nação rica devemos aprender a produzir com mais eficiência.
Segundo notícias, o Brasil tem caído cada vez mais no ranking internacional de competitividade, além disso no Brasil temos uma média de horas trabalhadas superior