A produtividade
Podemos representar a produtividade da seguinte maneira: PRODUTIVIDADE = OUTPUT/INPUT Existem vários aspectos que influenciam na produtividade da organização, por exemplo: os colaboradores, os processos, os métodos utilizados, a concorrência, etc., pois colaboradores sem treinamento, desmotivados, vão produzir menos; processos sem métodos definidos e sem controle produzirão quantidades menores e gerarão produtos defeituosos; a concorrência, que muitas vezes consegue parcelas expressivas do mercado, influenciando na produtividade.
Na verdade, precisamos estar atentos aos aspectos que influenciam diretamente a produtividade, gerindo-os eficazmente para podermos aproveitar melhor todos os recursos disponíveis para a produção, pois a produtividade não significa somente produzir cada vez mais e sim saber utilizar-se dos recursos de maneira eficiente e eficaz, gerando produtos de qualidade e atendendo desta forma, as necessidades dos clientes. CLASSIFICAÇÃO DA PRODUTIVIDADE
A produtividade pode ser classificada como parcial e total.
Produtividade parcial: é a relação entre o produzido, medido de alguma forma e o consumido de um dos recursos (insumos) utilizados na produção. Por exemplo: produtividade da mão-de-obra, produtividade do capital.
Produtividade total: é a relação entre o output total e a soma de todos os fatores de input. Reflete o impacto conjunto de todos os fatores de input na produção do output. Avaliar a produtividade e compará-la com a de outras empresas, concorrentes ou não, é uma ação contínua entre as organizações.