Produtividade
PRODUTIVIDADE: CONCEITO, MEDIDA E GERENCIAMENTO 1. PRODUÇÃO Os economistas tem definido produção como sendo o aumento de utilidade de bens e/ou serviços, considerando como fatores de produção, a natureza, o trabalho e o capital, além da tecnologia (“know-how”). 2. SISTEMA DE PRODUÇÃO M. K. Starr, em seu livro “Administração da Produção - Sistemas e Sínteses”, define sistema de produção como sendo “qualquer pro cesso que tem por objetivo transformar um conjunto de entradas num conjunto específico de saídas” (veja Fig. 1) A definição de sistema de produção como um sistema de entradas e saídas bastante conveniente pois representa bem a realidade física e ajudará a compreender melhor o conceito de produtividade.
3. CONCEITOS DE PRODUTIVIDADE 3.1. Rendimento de Máquinas
1
O conceito de eficiência técnica ou rendimento dos processos de transformação de energia bastante conhecido pelos estudiosos da física e da engenharia: representa a relação entre a energia total utilizável e a energia total fornecida. De acordo com a segunda Lei da Termodinâmica, esta será sempre inferior ou igual a unidade, significando que a energia (útil obtida será menor (ou no máximo igual) à energia fornecida.
3.2. Conceito Amplo de Eficiência ou Produtividade de Sistemas de Produção A palavra eficiência transportada para o campo da administração mantém a sua característica de relação entre saídas e entradas. Ocorre, entretanto, que numa economia de mercado a relação entre saídas e entradas, medidas em valores monetários, deve ser sempre maior que a unidade. Vale dizer que o valor dos produtos supera os custos dos insumos necessários para sua produção e dos custos fixos tais como juros e depreciação dos equipamentos. Assim, podemos definir eficiência ou produtividade como:
Esta definição apresenta algumas dificuldades de quantificação pois nem todos os custos e benefícios são facilmente mensuráveis. Desta forma, a maior ou menor