CARACTERISTICA DE FUNDOS
Por mais que o termo investir seja muito utilizado no dia a dia, ele ainda gera dúvidas. Afinal, você sabe o que é investir?
Investir é deixar de comprar alguma coisa hoje para comprar no futuro. Ou seja, guardarmos nosso dinheiro em uma alternativa de investimento para termos mais recursos para realizarmos nossos desejos no futuro.
Quando você poupa, mesmo que de pouquinho em pouquinho, receberá no futuro os rendimentos dessa aplicação, o que permitirá que você realize seus desejos de consumo, como trocar os móveis, a televisão, dar entrada no carro ou na casa própria.
Existem diversos tipos de investimento acessíveis para você. Por exemplo: a caderneta de poupança, os certificados de depósito bancário (conhecidos como CDBs), os fundos de investimento e as ações.
Para fazer uma boa escolha, você precisa saber qual o objetivo a ser atingido (o que deseja comprar), qual o horizonte de tempo do investimento (quanto tempo pode deixar o dinheiro aplicado) e que tipo de risco está disposto a assumir (seu perfil de risco).
Como investidor, você poderá ter um perfil mais moderado ou arrojado em relação aos tipos de investimento e aos riscos que cada tipo de investimento apresenta.
Tipos de investimentos
Existem alguns investimentos que normalmente apresentam menor risco para o investidor e, na maioria das vezes, podemos saber antecipadamente o valor que vamos receber no futuro:
Caderneta de poupança.
O investidor receberá mensalmente o valor dos juros (0,5% ao mês) além da correção pela Taxa Referencial, a TR, que é divulgada pelo Banco Central. Os rendimentos devem ser resgatados na data de aniversário da aplicação e são isentos de imposto de renda. Além disso, o investidor está garantido em até R$ 60.000,00 dentro das regras do Fundo Garantidor de Crédito.
Certificado de Depósito Bancário (CDB)
O CDB é um título emitido pelos bancos que vão utilizar o dinheiro