Educação ambiental
"Minhocas Californianas", que são vermelhas e maiores que as minhocas encontradas no jardim. A equipe pedagógica providenciou um passeio à um "MINHOCÁRIO", onde os alunos puderam conhecer de perto estas minhocas.
Durante todo o período que durou o projeto, as crianças puderam observar, discutir e estabelecer conclusões sobre o equilíbrio ou desequilíbrio ecológico em nosso planeta, a partir das observações ou problemas que surgiam no terrário.
TIPOS DE SOLO: Os alunos plantaram sementes de alpiste em diferentes tipos de solo, como: algodão, esponja vegetal e terra e perceberam que a mesma semente pode se desenvolver em diferentes tipos de solo. 3. IMPORTÂNCIA DA LUZ: Os alunos plantaram em 03 recipientes sementes de alpiste. O primeiro foi deixado na bancada em frente a uma janela, o segundo foi deixado na mesma bancada, mas com uma caixa totalmente fechada, por cima, e o terceiro foi deixado na bancada, coberto por uma caixa que continha um pequeno furo no canto. Com o tempo perceberam que a primeira semente desenvolveu-se verticalmente
(para cima), a Segunda semente não se desenvolveu e a terceira semente desenvolveu-se em direção ao furo, por onde passava a luz.
5. EXISTÊNCIA DO AR: Enchendo bexigas, sacos de papel fazendo bolhas de sabão, os alunos perceberam a existência do ar.
Após a visita ao minhocário, os alunos montaram o minhocario, onde puderam observar a produção de humus e a importância das minhocas para a conservação do solo, uma vez que, a partir dos túneis que são escavados por elas o solo torna-se mais arejado beneficiando as raízes das plantas, e como elas não comem todas as folhas e matérias orgânicas que puxam para dentro da terra, ajudam a enriquecer o solo e melhorar