Computação em Núvens
5.1 Privado:
A infraestrutura de nuvem é utilizada exclusivamente a uma organização. Pode ser geridos pela organização ou de um terceiro e pode existir no local ou remota. As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de um data center privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao usuário, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado.
Para esse modelo de implantação são empregados políticas de acesso aos serviços. Gerenciamento de redes, configurações dos provedores de serviços e a utilização de tecnologias de autenticação e autorização são as principais características deste modelo.
5.2 Público:
A infraestrutura de nuvem é disponibilizada ao público em geral ou há um grande grupo industrial e é propriedade de uma organização da venda de serviços em nuvem.
As nuvens públicas são aquelas que são executadas por terceiros. As aplicações de diversos usuários ficam misturadas nos sistemas de armazenamento, o que pode parecer ineficiente a princípio. Porém, se a implementação de uma nuvem pública considera questões fundamentais, como desempenho e segurança, a