Assedio moral
Pesquisas desenvolvidas com o objetivo de investigar os danos psicológicos do assédio moral, sugerem que esta situação reduz a saúde psicológica e física de suas vítimas e afeta negativamente seu bem-estar e a eficiência de outros trabalhadores, ao mesmo tempo em que instala a negligência, e o aumento expressivo do pedido de licenças médicas e afastamentos por doença. (GUIMARÃES, 2008, P.177-192).
Os mais comuns são dores de cabeça dores por todo o corpo,gastrite nervosa,distrubios alimentares,depressão,tensão no pescoço e distrubios de sono e etc...por consequencia do trabalho com isso há menos pessoas trabalhando,é frequente empresas fazerem cortes de funcionários para conter despesas pois a empresa perde muito por causa do assedio ela paga o trabalhador que estar de licença medica e os outros trabalha em dobro por causa dos danos psicologicos. Acrescento ainda que, a pessoa vitima do assédio fica sobre efeito de remedios e se torna uma pessoa triste e infeliz conseqüência da medicação. Podendo até chegar a loucura, os sintomas típicos, à tensão associados ao trabalho, tais como insônia, melancolia e apatia, ansiedade, depressão, agressividade, desconfiança, prejuízos tais como, dificuldade de concentração ou de pensar claramente, reduzida capacidade para a resolução de problemas, isolamento e solidão, deterioração das relações interpessoais e transtorno por estresse pós-traumático.ou seja os danos do assédio moral são muito grave tanto pra empresa quanto por trabalhador.
A vida da vitima perde todo o sentido transformando-a em sofrimento, com resultados, doenças, desemprego a vitima procura solucões nao encotrando entra em desespero, desamparada e sozinha o medo e a tristeza toma conta de todos os seus pensamentos levando-a depressãoprofunda epor fim varias tentativas de suicídio quando a vitima chegar ate esse ponto o grau de doença ja estar muito elevado para evitar que isto