Assedio moral
-Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
Assédio Descendente
É o tipo mais comum de assédio, se dá de forma vertical, de cima (chefia) para baixo (subordinados). Principais causas é desestabilizar o trabalhador de forma que produza mais por menos, sempre com a impressão que não esta atingindo os objetivos da empresa, o que na maioria das vezes já foi ultrapassado e a meta revista por seus superiores.
Assédio Ascendente
Tipo mais raro de assédio, se dá de forma vertical, mas de baixo (subordinados) para cima (chefia). É mais difícil de acontecer pois geralmente é praticado por um grupo contra a chefia, já que dificilmente um subordinado isoladamente conseguiria desestabilizar um superior.
Assédio Paritário
Ocorre de forma horizontal, quando um grupo isola e assedia um membro - parceiro. Principais causas é eliminar concorrentes, principalmente quando este individuo vem se destacando com frequência perante os superiores.
• Ações que visam o bem estar da equipe:
• Linha direta de comunicação – de forma geral dentro da empresa;
Reunião Semanal- para discutição do andamento das atividades;
• Café da manhã (lanche, almoço..) – De forma a propiciar a interação da equipe;
• Comemoração de aniversários dos colaboradores- para que ele se sinta importante e parte desta “família”.
Como denunciar: Quando os casos são muito grave, as vitimas geralmente procuram o ministério do trabalho, se a causa for ganhar a vitima pode ser indenizada em até 1 milhão de reias. Quando os casos são “leves” geralmente a vitima que procure o seu superior, ou o responsável pela impressa, e explique o que está acontecendo para que não de problemas mais sérios.