Filosofia
1-Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia , uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum ?
R : Os gregos estavam tentando resolver seus problemas, e fizeram como se estivessem resolvendo os problemas de todo mundo, de todos os povos . E foi com isso que caracterizou a Razão como fundamento da objetividade do conhecimento,de um saber objetivo e neutro. Assim, os gregos inventaram a filosofia para resolverem um problema prática, ético e político.
2-Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
R: Após perguntar as pessoas, a respeito do senso comum , algumas respostas foram :
“O senso comum, é quando a sociedade pensa igual, compartilham o mesmo ponto de vista,as mesmas idéias e opniões” -
“ Quando nós estamos pensando sobre um mesmo fato,objeto ou pessoa , e nossas posições são iguais referentes a eles, ai estamos exercitando o senso comum”
Os gregos conceituavam a Filosofia , como o esforço para resolver de maneira nova os problemas enfrentados na vida em sociedade, isso se faz fundamentando a verdade na razão.
As pessoas que responderam a pergunta, carregam uma idéia de compartilhamento de pensamentos, atitudes e opiniões quando se tratando de senso comum.
3-Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
R: Podemos dizer que a filosofia é uma ciência moderna , porem inserida no campo do saber humano. Mas afirma-se que há filosofias de períodos históricos diferentes ( Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea).