Assedio moral
Analisando os perfis das vitimas, pode-se dizer que o Assédio Moral é um processo abusivo e psicológico, causado principalmente em ambientes de coletividade. Neste caso buscamos um sentido de generalizar, o motivo de privar as vítimas.
De certa forma pode-se dizer que é um problema presente tanto em organizações publicas quanto privadas, tornando-se o ambiente de trabalho desgastante e humilhante, gerando vários problemas psicológicos, e de saúde.
O assedio moral é considerado um “terror psicológico“ podendo ser praticado pela empresa ou pelos colegas, que também pode se manifestar através de comportamentos, palavras, atos, gestos, capazes de causar ofensas a personalidade, á dignidade do individuo, colocando seu emprego em risco ou degradando seu ambiente de trabalho. Enquanto a empresa age com seus interesses de coletividade, o empregado de certo modo é manipulado.
“Ao longo da historia o assedio moral vem trazendo prejuízos significativos ao trabalhador, afetando a saúde física e mental podendo ate em casos extremos levar ao suicídio, ou mesmo deixar seqüelas irreparáveis no contexto atual as novas formas de gestão e organização de trabalho, bem como a competitividade buscada pelas empresas favorece a pratica da violência moral em todos os níveis hierárquicos, onde se destacam as pessoas com personalidade. (OLIVEIRA, 2007:46).
Isso ocorre também por falta de denuncia dos trabalhadores, que muitas das vezes acabam desconhecendo os atos abusivos, além da falta de conhecimento do individuo a empresa raramente esclarece o que é assédio moral e de quais formas se manifestam.
3. 1. CARACTERIZAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL
O assedio moral é caracterizado pelos seus ataques repetitivos de humilhação a própria vitima. Os tipos de assedio entre homens e mulheres são diferentes, pois o surgimento dele acaba sendo criado pela própria empresa quando esta a procura de seus empregados. Também há atitudes que não podem ser