Assedio moral e sexual no ambito do trabalho
Administração de empresas
Áline cristina toso danilo jacometto nayara uliana tatiane rompato gigliotti
Ássedio moral e sexual no âmbito da enfermagem
Arapongas
2012
Arapongas
2012
Áline cristina toso danilo jacometto nayara uliana tatiane rompato gigliotti
Trabalho apresentado à disciplina de Recursos Humanos II, Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, como requisito parcial para sua conclusão.
Orientadora: Profª. Irene Lopes Salvi
Ássedio moral e sexual no âmbito da enfermagem
INTRODUÇÃO
O ambiente de trabalho passou a ser um fator primordial para as pessoas e para os estudiosos de diversas áreas. No passado, a remuneração era o único fator que interessava os colaboradores, hoje, ela não deixa de ser importante, mas as condições da atividade laboral, a preservação à vida, à integridade física e moral do empregado também passaram a interferir na manutenção destes.
Os direitos trabalhistas foi um grande avanço adquiridos pelos trabalhadores, pois visam à garantia da dignidade e o respeito que os mesmos necessitam para desenvolver suas tarefas. Contudo, cresce cada vez mais as situações que ameaçam e invadem os princípios morais dos colaborados. Assim, pode-se afirmar que o assédio moral e o assédio sexual é um dos problemas mais sérios encontrados nas relações de trabalhos.
A proposta da pesquisa é verificar a ocorrência de assédio entre profissionais de enfermagem. Diante disso, para melhor compreensão, o estudo fará um breve histórico da enfermagem, como também, descreverá um ambiente de trabalho saudável e, a relevância de fornecer qualidade de vida aos seus colaboradores.
Para atingir a sua finalidade, o estudo apresentará conceitos e características do assédio moral e do assédio sexual e, como ambos se desenvolvem no espaço corporativo. Além disso, irá expor quais as estratégias utilizadas pelo os agressores e, o perfil das vítimas.