Contabilidade comercial
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GILBERTO RODRIGUES DE SOUZA
polo: ariquemes-ro
tema: CONTABILIDADE COMERCIAL
Trabalho enviado Protocolo 111346373
Ariquemes
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE 4
2 REGIME DE APURAÇÃO 4
3 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES (CONCEITOS) 5
4 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS 5
5 OPERAÇÕES FINANCEIRAS 7
6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 7
7 CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
* INTRODUÇÃO
Esse trabalho aborda assuntos relevantes da contabilidade de uma empresa, relacionado aos princípios, regimes de apuração, estoques, operações com mercadorias e financeiras, demonstrações contábeis e perspectivas da contabilidade. Todos esses assuntos é de suma importância dentro de uma organização empresarial, pois trata de assuntos que abrange desde os conceitos da contabilidade que deve ser aplicado dentro da organização até as demonstrações contábeis no processo de vendas das mercadorias.
1- Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade
a) Entidade; O princípio da Entidade nos passa a ideia de, as despesas dos sócios não se misturam com as despesas da empresa, ou seja, a contabilidade é feita com o foco na empresa e não nos sócios. O contador ao fazer a contabilidade da empresa não considera as despesas pessoais dos sócios. Se o sócio deseja fazer a contabilidade pessoal dele, tem que ser feita separada.
b) Continuidade; Sabemos que a empresa existe para produzir riqueza e gerar valor em continuidade, pois ela ao produzir seus produtos gera despesas, com a venda destes produtos, dão continuidade em suas operações. Toda empresa trabalha com a finalidade de manter contínuo as suas operações, mas há a possibilidade da descontinuidade, por isso a contabilidade deve trabalhar com o intuito de passar as informações corretas e se preparar para evitar tais fatos.