ASS DIO MORAL E SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Nicole Aparecida Folda,
Paloma Maria Turkot e
Pâmela Prior.
RESUMO:-
O presente trabalho tem por objetivo a definição e a diferenciação entre o assédio moral e o assédio sexual no ambientede trabalho, e ainda demonstrar suas características.
PALAVRAS-CHAVE:- Assédio. Assédio Moral. Assédio Sexual. Hierarquia. Subordinação.
INTRODUÇÃO:-
O assédio moral se consuma quando a integridade psíquica ou física de uma pessoa é atingida de forma que é colocado em perigo seu emprego ou convívio no ambiente de trabalho, não sendo exigido hierarquia ou subordinação. O assédio sexual ocorre no âmbito de uma relação de sujeição hierárquica, ou seja, onde o fato da subordinação é utilizado como meio para obter favores sexuais, e essa talvez seja uma das maiores diferenças entre esse.
DESENVOLVIMENTO:- Há diferentes visões e definições do que é o assédio moral e assédio sexual. De acordo com Marie France Hirigoyen, o assédio moral "é toda conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atenta, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade e integridade psíquica ou física de uma pessoa, colocando em perigo seu emprego ou degradando seu ambiente de trabalho", ou seja, o assédio moral pode ser qualquer conduta, palavras ou atitudes comissiva ou omissiva, que seja capaz de ferir a integridade de outrem, não sendo exigida a subordinação ou hierarquia. O Principio da dignidade da pessoa humana aplica-se também nas relações de trabalho, e é considerado esse direito fundamental a partir do momento que o assédio moral apresenta seus primeiros sinais. O assédio moral apresenta algumas características especificas para configurar o mesmo, seja uma violência pessoal, necessariamente moral e psicológica, multilateral, individual ou coletivamente sentida. Uma das mais marcantes características do assédio moral é que ele é multilateral, ou seja, não é exigido que haja uma relação hierárquica ou