assedio moral no trabalho
ASSISTENCIA SOCIAL E OS IDOSOS
DOS DIREITOS DOS IDOSOS
Lara Ribeiro
Resumo: Este texto trata de qual o papel do assistente social em assegurar os direitos dos idosos, e valorizá-los na nossa sociedade, em contraposição a visão liberal de que o idoso não tem mais força de trabalho então perde o seu valor, visto que o trabalho e a vida das pessoas constituem mercadoria. Verificar portanto como sendo papel do profissional do serviço social se “abstrair” da forma capitalista de tratar os idosos e assegurá-los direitos que são essenciais para suas vidas, e reconhecê-los como indivíduos que tiveram e tem importância para a plena existência e funcionamento da nossa sociedade.
Abstract: This paper deals with the role of the social worker to ensure the rights of the elderly, and value them in our society, as opposed to the liberal view that the elderly do not have more manpower then loses its value, since work and life are goods. Check therefore as the role of the professional social work is "abstract" of the capitalist way of treating the elderly and assure them rights that are essential to their lives, and recognize them as individuals who had and have importance for the full existence and operation of our society.
1. Introdução
A sociedade capitalista complexa e produtora de contradições representa-se no modo como os idosos são tratados no meio social. Fruto da valorização da produtividade de sua força de trabalho o indivíduo é reconhecido pela relação de produção e consumo, entretanto ao se aposentar ou não exercer uma atividade remunerada, os idosos são considerados um peso para a sociedade que reproduz as relações de opressão do capitalismo.
2. O assitente social e o idoso
O papel do assistente social é educar a família e o meio social a