Asse dio Moral
Curso:Ciências Contábeis Data:10/07/2014
Disciplina: Direito do Trabalho e do emprego
PINTO,Rafael Morais Carvalho.Assédio moral no trabalho e a política empresarial de metas.Belo Horizonte,2011.Dissertação (Mestrado em Direito)-Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,2011.
No segundo capítulo, há uma visão geral sobre o atual cenário político-social-econômico. A globalização, o neoliberalismo e o toyotismo retratam a atual fase do sistema capitalista em relação aos Direitos Trabalhistas. Com a globalização foi possível criar relações comerciais entre nações, permitindo que as corporações elevem a competição a uma escala mundial,ou seja, elas buscam mão de obra em países onde não haja proteção trabalhista com o objetivo de aumentar sua lucratividade e diminuir os custos de produção. Consequentemente quem entra em cena é o neoliberalismo, que defende a mínima participação do governo (estatal) na economia e no mercado de trabalho de um país, dando assim início a pouca valorização a mão de obra humana e aos diretos do trabalhador e a grande lucratividade, por ter o mesmo objetivo que o capitalismo, ele conseguiu com o mesmo se fortificar com o passar do tempo.
Na década de 70, diante de uma crise econômica no Ocidente, o antigo sistema de gestão da produção fordismo/ taylorismo entrou em crise, assim foi preciso criar um novo sistema de gestão empresarial: o Toyotismo que foi criado pelo japonês Taiichi Ohno e implantado nas fábricas de automóveis Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial.Nesse sistema foi necessário mudar o perfil do trabalhador, tornando-o altamente qualificado e capaz de desempenhar várias funções, ou seja, um trabalhador multifuncional, na realidade o que ocorre é o aumento da concorrência entre os trabalhadores, que disputam melhores índices de produtividade entre si. Tais disputas sacrificam cada vez mais o empregado, e tem como consequência, além do aumento da