aspeto verbal
O aspeto verbal é a categoria gramatical que indica o modo como o locutor perspetiva o desenrolar de uma determinada situação presente num enunciado, exprimindo a sua estrutura temporal interna. Traduz o modo como uma ação se realiza ou desenvolve.
A categoria aspeto, apesar de se relacionar com a categoria tempo, é independente desta.
Exemplificação:
Todas as situações expressas nas frases seguintes podem ser localizadas temporalmente como anteriores ao momento em que as frases são produzidas. No entanto, o seu valor aspetual é distinto:
A Maria já leu o livro. - sabe-se que a leitura do livro está acabada (aspeto perfetivo);
A Maria estava a ler o livro, quando a vi. -não é dada informação sobre a culminação da leitura do livro (aspeto imperfetivo);
Quando era nova, a Maria lia muitos livros. - a situação descrita corresponde a um hábito (aspeto habitual). O valor aspetual de um enunciado pode ser construído através do significado de uma palavra ou de um conjunto de palavras – aspeto lexical – ou através da combinação do aspeto lexical com vários elementos linguísticos (valor dos tempos verbais, verbos auxiliares, modificadores) - aspeto gramatical.
ASPETO LEXICAL
Valor aspetual expresso pelo significado de uma palavra ou conjuntos de palavras ou expressões do enunciado, independentemente de outros elementos que a acompanhem (modificadores, quantificadores, verbos auxiliares aspetuais).
O aspeto lexical permite distinguir:
1.situações estativas ou estados – são não dinâmicas, não conduzem a mudanças de estado; são durativas, visto terem uma extensão temporal sem um final intrínseco (morar, gostar, saber, estar, ser…)
Ex: O João sabe francês. A Maria está feliz. Ele gosta da Joana.
2.eventos durativos – são situações que pressupõem uma certa duração prolongada no tempo (almoçar, dormir, vestir, falar, correr…)Nota: compatíveis com expressões adverbiais do género “durante x tempo” ou “em x tempo”.