Valor Aspetual Dos Verbos
Aspeto perfetivo
Apresenta um processo completo, terminado no momento da enunciação.
Diz-se que um enunciado tem valor aspectual perfectivo quando representa um evento construído como um todo completo a partir de um ponto de referência que lhe é exterior. Por esta razão, o perfectivo pode combinar-se com os valores temporais de anterioridade e de posterioridademas não de simultaneidade.
O aspecto perfectivo implica a construção de um estado resultante (ex.1, 2 e 3).
O pretérito perfeito simples e as formas de futuro são geralmente marcadores linguísticos de valor perfectivo quando se combinam com eventos instantâneos e com eventos prolongados.
A compatibilidade (ou incompatibilidade) com determinadas locuções adverbiais aspectuais constitui um teste empírico para a identificação do valor perfectivo ou imperfectivo de um enunciado.
O valor perfectivo é compatível com locuções adverbiais de completamento - da forma 'em x tempo' - em duas horas(ex.4), mas não com locuções adverbiais durativas homogéneas da forma 'durante x tempo' - durante duas horas(ex.5).
Este último exemplo mostra que, ao concorrer com uma locução adverbial durativa, o valor aspectual que, em (1), é perfectivo passa a ser imperfectivo, pois deixa de implicar a construção de um estado resultante.
Exemplos:
(1) A Maria leu o livro. implica O livro está lido.
(2) A Maria vai ler o livro esta tarde. implica O livro vai estar lido esta tarde.
(3) A Maria desmaiou. implica A Maria está desmaiada.
(4) A Maria leu o livro em duas horas. implica o livro está lido
(5) A Maria leu um livro durante duas horas.
(o livro ainda não está lido)
Aspeto imperfetivo
Refere um processo em realização, inacabado.
Valor aspectual de um enunciado que representa umaactividade, um estado ou um evento prolongado, construídos como homogéneos, quer estejam em curso (ex.1) ou não (ex.2 e 3).
A duração das situações imperfectivas pode ser determinada extrinsecamente por locuções adverbiais