Aspectos psicologicos
É possível esperar inúmeras coisas da psicologia, mas sempre devemos nos lembrar que ela não pode resolver tudo. Como disse certa vez, o célebre psicólogo americano, Skinner: “Os psicólogos precisam convencer-se de que não podem responder a todas as perguntas que lhe são feitas.”
A psicologia trabalha com todos os aspectos do comportamento humano, seja ele o desenvolvimento corporal, mental, individual ou social, desde o nascimento até a morte. Isto inclui, também, a aprendizagem, a motivação e a emoção, fatores e condições que ajudam no desenvolvimento da personalidade.
A psicologia pode determinar a influência relativa das forças atuantes sobre as formas de desenvolvimento do ser humano, mas não pode influenciar decisivamente sobre os primeiros quatro planos.
Por exemplo, para a Psicologia Social, um terço dos filhos de pais alcoólatras, também se tornam alcoólatras. Mas a psicologia não pode impedir que esses pais se tornem alcoólatras. Os psicólogos podem atuar na prevenção e na reabilitação, mas não podem influenciar na situação individual e fatores sociais que levaram ao alcoolismo.
Já na Psicologia do Desenvolvimento, temos o fornecimento aos pais de uma relação de medidas que estimulam ou prejudicam o desenvolvimento dos filhos, mas essa psicologia não pode obrigá-los a utilizar essas medidas. Essa mesma situação acontece repetitivamente em todas as áreas da psicologia.
Nos últimos cem anos a psicologia assumiu três importantes metas: oferecer orientação para a vida, controlar comportamentos e prever estes comportamentos. Estes três itens se tornaram uma espécie de “objetivos da psicologia”.
A psicologia também pode orientar sobre quase tudo que é importante para a vida do ser humano, mas se a falsa idéia de que não passa de uma repartição de prestação de serviços.
Bibliografia
Angermeier, W. F. (1992). Psicologia para o dia-a-dia. Petrópolis: